sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Logradouros públicos da cidade de Diamante estão sendo loteados entre barraqueiros e donos de bares

A cidade de Diamante, localizada no Vale do Piancó, vem aos poucos sentindo seus problemas, com seu processo natural de crescimento e desenvolvimento. A violência é um deles, sem falar no desemprego, no desrespeito ao meio ambiente, entre outros. Mas o que chama a atenção nesse momento na cidade de Diamante é a invasão do espaço urbano na área central da cidade e em outros logradouros, com a instalação de barracas de pequeno porte, sem nenhum critério e preocupação com o meio ambiente. Ou seja, o que existe hoje na cidade é um verdadeiro loteamento do espaço urbano entre barraqueiros e donos de bares. O que é público está se tornando privado. E o pior: certamente com a conivência do poder público local.

Um exemplo dessa realidade é a Avenida Antônio Vicente, onde estão as principais praças da cidade. Ali é um verdadeiro caldeirão sonoro ambulante durante o dia, sem falar que a noite, principalmente, nos finais de semana, torna-se a porta de entra para o inferno. E a lei do silêncio e o direito de vizinhança onde estão? E mais: não temos nenhuma dúvida de que estão usurpando o direito da população de ir e vir, e, por que não dizer de também ficar (permanecer). É que as praças públicas agora estão sendo invadidas por mesas e cadeiras de donos de bares, que não achando pouco as ruas que já invadiram, tomam posse desse espaço, que é público, negando, portanto, o direito do cidadão diamantense de ir e vir, e, repito, de permanecer ali, para, pelo menos, sentar e conversar com amigos e familiares.

Diante dessa preliminar, esse é um tema que pretendemos discutir e analisar com mais profundidade em outro momento. Todavia, está dado aqui nosso recado. Esperamos que as autoridades construídas do município venham refletir um pouco sobre essa realidade e promovam um debate sobre a questão em tela. Moradores, donos de bares, poder público municipal, curadoria do meio ambiente e do patrimônio público devem sentar-se e resolver esse inferno abstrato, antes que se torne um grande problema de saúde pública para os moradores da área central da cidade de Diamante.

Esperamos ainda que a Câmara Municipal de Vereadores, em audiência pública e em sessão extraordinária venha debater o tema com a população, pois ali é a casa do povo. Esperamos que algum dos nossos vereadores tome para si essa questão, propondo urgentemente a discussão de uma coisa bastante elementar: a aprovação de um código de postura para o município, que originariamente possa conter algumas regras e normas de conduta em que a população e o município possam cumprir, principalmente no que diz respeito ao uso do espaço urbano, à higiene e ao sossego público.

Por fim, fica aqui uma advertência aos nossos pré-candidatos a prefeitos, já que no próximo ano teremos eleição municipal: debater com a população e incorporar em seu programa de governo a questão da ocupação do espaço urbano, sua utilidade e, sobretudo, o respeito ao meio ambiente.



Diante do exposto, venho agradecer a compreensão e antecipar a todos, que, a parir da próxima semana estaremos estreando nossa coluna no Portal Diamante Online, onde teremos a oportunidade de discutir vários temas de interesse público para nosso município, sempre num olhar crítico e propositivo para nosso querido município de Diamante, pois acima de tudo, amamos nossa cidade, queremos ver seu povo feliz e vivendo com qualidade de vida. Com isso, esperamos está colaborando com o seu desenvolvimento.



Por Hélder Loureir

POSTAGENS RELACIONADAS

Logradouros públicos da cidade de Diamante estão sendo loteados entre barraqueiros e donos de bares
4/ 5
Oleh